O singular espaço deste antigo reservatório de água, com renovação arquitetónica assinada por Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez e projeto museográfico de João Mendes Ribeiro, foi transformado numa estação arqueológica onde se intersetam três funções primordiais — é, simultaneamente, um museu, um espaço de trabalho e de mediação e uma reserva viva onde se guardam vestígios arqueológicos.
Concebido como um labirinto do tempo, no sentido que não está organizado de modo linear ou teleológico, o espaço do Reservatório estrutura-se em função de dois eixos: o primeiro, na horizontal, é topográfico; o segundo, na vertical, é estratigráfico.
Oficina
PUZZLE ARQUEOLÓGICO
Conto encenado à volta dos instrumentos de trabalho de uma arqueóloga. A seguir as crianças vão à procura de algumas peças que arqueólogos encontraram nas escavações do Porto e que agora estão em exposição no Reservatório. No final desenham, pintam, recortam e completam uma peça em papel que transformam em puzzle.
Acesso grátis
Sexta-feira, 14 de junho de 14:00 à 15:00
Crianças
EstudantesPré-primária, Primária
Visita guiada
ESTELAS FUNERÁRIAS E SEPULTURAS
O que é uma estela funerária? Como eram sepultados os corpos na época medieval? Vamos em busca das respostas a estas e outras interrogações através dos objetos e estruturas arqueológicas expostos no Reservatório.
Acesso grátis
Sábado, 15 de junho de 11:30 à 12:00
Todos os públicos
Visita guiada
À DESCOBERTA DO RESERVATÓRIO
O Reservatório da Pasteleira reúne peças provenientes de intervenções arqueológicas realizadas no Porto a par de elementos originários de antigos edifícios e elementos da cidade histórica, que outrora integraram o acervo do desaparecido Museu Municipal do Porto. O Reservatório serve também de depósito de espólios arqueológicos com uma área de estudo e tratamento de materiais.
Acesso grátis
Sábado, 15 de junho de 14:30 à 15:00
Sexta-feira, 14 de junho de 11:00 à 11:30 et de 16:00 à 16:30
Todos os públicos
Demonstração
O PAÇO DA MARQUESA, RUA DE CIMO DE VILA
O "Paço da Marquesa ou dos Sás”, localizado na Rua de Cimo de Vila, convida-nos a uma viagem entre os séculos XV e XX, apresentando um conjunto de memórias que serão tema de conversa entre a equipa de Império Arqueologia e o Arq. Luís Aguiar-Branco. Neste diálogo, no qual todos são chamados a participar, serão explorados vestígios e registos dos trabalhos arqueológicos e ilustrações que nos levarão a compreender as profundas transformações da cidade ao longo do tempo.
Acesso grátis
Sábado, 15 de junho de 16:00 à 17:00
Todos os públicos
Projeção
"Engenharia Romana – Mineração” (Produção – Digivision)
A Península Ibérica representou uma enorme fonte de recursos para a administração romana, com especial destaque para a exploração de minérios como o ouro, a prata, o chumbo e o ferro. São várias as cicatrizes que ficaram na paisagem dos lugares que foram objeto de mineração, alguns dos quais localizados no atual território nacional; a atividade era árdua e perigosa, mas recompensava pelo valor da matéria-prima. Este vídeo apresenta os principais centros mineiros dos primeiros séculos da nossa era, e com base em estudos entretanto realizados, ensaia algumas reconstituições dos processos de extração dos minérios, nomeadamente na serra de Valongo, bem perto do Porto
Acesso grátis
Sábado, 15 de junho de 21:30 à 23:00
Todos os públicos
Oficina
ARQUEÓLOGO POR UM DIA
Nesta oficina de Arqueologia desafiamos os participantes a experienciar, de uma forma lúdico-didática, o trabalho dos arqueólogos, através da simulação de uma escavação, limpeza e colagem de fragmentos cerâmicos.
Acesso grátis
Domingo, 16 de junho de 15:00 à 17:00
Crianças, Famílias, Todos os públicos
EstudantesPrimária, 2.º e 3.º ciclo
Contacto imprensa :
DMGPC Isabel Osório
arqueologia@cm-porto.pt
223393480
- DMGPC-CMP
- DMGPC-CMP
- DMGPC-CMP
- DIGIVISION
- DMGPC-CMP