A Torre do Castelo de Aguiar de Sousa cujas características geomorfológicas lhe conferem uma implantação defensiva tem sido apontado como lugar fortificado de interesse estratégico desde o século X. De acordo com as crónicas cristãs este castelo terá sido conquistado por Almançor durante as invasões árabes no ano de 995. Encabeçou o importante Julgado de Aguiar de Sousa, no século XIII. Estas ruínas, de uma torre descentrada face à muralha de planta oval, foram classificados como Monumento de Interesse Público e integradas na Rota do Românico, tendo sido objeto de trabalhos de conservação e valorização.
Visita guiada
Visita orientada à Torre do Castelo de Aguiar de Sousa
Visita orientada à Torre do Castelo De Aguiar de Sousa, classificada como Monumento de Interesse Publico desde 2012 e que integra a Rota do Românico.
O visitante terá oportunidade de fazer uma vigem na história desde tempos anteriores à formação de Portugal e conhecer a importância deste Castelo na consolidação do território até aos nossos dias.
Acesso grátis
Sábado, 15 de junho de 10:30 à 12:00
Todos os públicos
O acesso a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa não é possível a pessoas com mobilidade reduzida, pois é feito por escada.
Contacto imprensa :
Antónia Silva
arqueologia@cm-paredes.pt
255788973