O Solar Condes de Resende é uma propriedade senhorial barroca, atualmente pertencente ao Município de Vila Nova de Gaia e dedicado à investigação do Património Cultural local.
Ao longo dos séculos pertenceu a famílias como os Baldaia, os Viscondes de Beire e, já no final do séc. XIX, aos Condes de Resende.
Visita recorrente da casa, aqui se viria a apaixonar Eça de Queirós pela sua futura esposa, D. Emília de Castro, irmã dos 5º e 6º condes de Resende, amigos de juventude do escritor.
Atualmente, encontram-se depositados no Solar diversos espólios municipais, de que se destacam parte maioritária da Coleção Marciano Azuaga e espólio arqueológico proveniente das principais escavações realizadas no território do Município.
Conferência
O Castelo de Gaia na Antiguidade Tardia
O Castelo de Gaia dispõe de vestígios arqueológicos que revelam uma longa presença humana no local desde a Idade do Ferro, com vestígios de particular relevância para a posterior transição do mundo romano para o medieval. Neste sentido, serão apresentadas comunicações por Andreia Arezes (FLUP/CITCEM), J. A. Gonçalves Guimarães (ASCR-CQ) e André Nascimento, Filipe Pinto, Mário Gonçalves e Sofia Soares (Empatia – Arqueologia, Conservação e Restauro Lda.), que abordarão a importância deste local durante o processo de difusão do cristianismo pelo Império Romano.
Acesso grátis
Sexta-feira, 14 de junho de 21:30 à 23:00
Todos os públicos
Contacto imprensa :
Natacha Reis
natachareis@cm-gaia.pt
912976939